Policiais militares que atuam nas unidades do Comando de Policiamento Regional I (CPR I), no Baixo Amazonas, não precisam mais ir até a capital para obter a identidade funcional. Na última semana, o Departamento-Geral de Pessoal (DGP) da Polícia Militar inaugurou o 1º Polo de Identificação Policial Militar, sediado em Santarém.
O polo inédito no interior do estado, localizado no prédio do CPR I, vai ser fundamental para vencer a demanda reprimida na emissão de identidade funcional dos policias militares da região do Tapajós, tanto os da ativa quanto os veteranos, levando em conta também a nova turma de soldados 2022 e os demais militares recém-promovidos
Os policiais que passam a atuar no polo de identificação foram devidamente capacitados e são concluintes do I Curso de Identificador Policial Militar, realizado entre maio e julho deste ano, em Belém.
Com a implementação do Núcleo, o CPR I recebeu novos equipamentos adquiridos pela Corporação, como impressoras multifuncionais, leitores biométricos, scanners, lanternas ultravioletas e luvas datiloscópicas, um investimento de R$ 101.835,75.
Expansão
Nesta semana, uma equipe de identificação do DGP segue para o município de Itaituba, também no Baixo Amazonas, onde será inaugurado, no Comando de Policiamento Regional X, o 2º Polo de Identificação Policial Militar.
Os próximos locais a serem contemplados são oComando de Policiamento Regional VIII , em Altamira, o Comando de Policiamento Regional II, em Marabá e o Comando de Policiamento Regional V, em Redenção, totalizando cinco polos, número estipulado como meta pelo Comando-Geral da PM.