A Polícia Militar do Pará, em parceria com outros órgãos do Sistema de Segurança Pública do Estado, realizaram na manhã desta terça-feira (1º) ações para desbloquear vias tomadas por manifestantes que protestam contra o resultado das eleições. A iniciativa ocorreu em razão de uma ordem do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na avenida Almirante Barroso, em Belém, 1 pelotão do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) agiu para desobstruir todas as faixas da via. Com o uso de instrumentos de menor potencial ofensivo (Impo), a PM conseguiu dispersar a multidão que se concentrava em frente ao 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS).
Uma esquadra do Regimento de Polícia Montada (RPMont) foi mobilizada para garantir a tranquilidade no local, e as tendas erguidas, que ocupavam uma das faixas e abrigavam os manifestantes, foram desmontadas.
Militares do 27º Batalhão da PM também estiveram no local para reforçar as ações da PM e garantir a ordem pública, bem como assegurar o livre direito de manifestação, dentro dos limites que permite a lei.