A Polícia Militar, por meio do Estado-Maior Geral (EMG), iniciou nesta terça-feira (30), no distrito de Marudá, situado no município de Marapanim, no nordeste paraense, mais uma fase do Programa de Atenção à Saúde do Policial Militar (PASPM).
Até o próximo dia 7 de julho, policiais que atuam no município e seus dependentes, têm a oportunidade de receber atendimento biopsicossocial, realizado por uma equipe técnica multidisciplinar, composta por oficiais e praças com formação em clínica médica geral, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia, enfermagem, educação física e assistência espiritual .
Além das unidades móveis da Odontoclínica, que são utilizadas para a realização de atendimentos odontológicos, o PASPM contou, pela primeira vez, com o suporte de consultórios itinerantes montados dentro de uma carreta, recém adquirida pela instituição, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), para otimizar o atendimento ao público.
Vale destacar também que, de forma excepcional, foram realizadas consultas e orientações médicas a moradores de comunidades carentes do local. A ação ocorreu graças a uma parceria firmada entre a coordenação do programa e a prefeitura de Marapanim.
Além das unidades pertencentes ao 5° Batalhão (5° BPM), o programa itinerante, que já atendeu militares de diversas unidades do interior, também irá realizar atendimento especializado aos militares que atuam nos municípios de Bragança, Salinópolis e Conceição do Araguaia, permanecendo oito dias em cada uma dessas localidades.
Ao todo, cerca de cem pessoas, aproximadamente, foram consultadas somente nos dois primeiros dias da ação, 40 delas, policiais militares, 20 dependentes dos militares (cônjuges e filhos), e 40 moradores locais.
Nerino Santana, 59 anos, foi um dos moradores de Marapanim atendido pelos policiais militares. Desempregado há alguns meses, ele agradeceu o atendimento prestado. "Eu vi a carreta da PM e soube que teria atendimento. Conversei com a capitão Carolina e fui autorizado a ser atendido e muito bem atendido, por sinal", comentou.
O sargento Valter Rabêlo, 48, aproveitou a oportunidade para levar a esposa e os dois filhos. "Soube que teria atendimento gratuito aos policiais e seus dependentes e aproveitei para fazer um check-up em toda a família", explicou o policial que atua no 5° BPM.
A coordenadora do programa, capitão Ana Carolina de Miranda, relata que a inclusão dos consultórios itinerantes viabilizou a logística das ações. "A visibilidade dos veículos devidamente estruturados e identificados, causa primeiramente um impacto, bem como passa a segurança para a tropa que será atendida de que a instituição se preocupa com o bem-estar, principalmente, daqueles que estão no policiamento ostensivo, assim como de sua família, já que o programa é extensivo aos dependentes", concluiu a militar que atua como nutricionista da PM.
Cronograma de atendimento PASPM:
Marapanim: 30 de junho a 7 de julho.
Bragança: 8 a 15 de julho
Salinópolis: 16 a 23 de julho
Conceição do Araguaia: 24 a 31 de julho
Texto e fotos: Josuelton Chagas - CB PM