A Polícia Militar do Pará recebeu na manhã desta segunda-feira (7) uma comitiva de oficiais-alunos do Curso de aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que realizam uma viagem de estudos em solo Paraense. A visita ocorreu no Quartel do Comando-Geral (QCG) da PM, no bairro Parque Verde, em Belém.
Os militares foram recepcionados pelo Chefe do Estado-Maior Geral da PM, Coronel Ronald Botelho, que realizou uma palestra apresentando a corporação através de números, dados estatísticos, iniciativas que deram certo e demais estratégias adotadas pelo Alto-Comando que contribuíram para o engrandecimento da Corporação nos últimos anos.
Os militares também foram recebidos pelo Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Junior, que desejou uma boa experiência para os militares durante a visita de estudos. O Chefe da Corporação também fez um breve panorama sobre os avanços da PM, como a redução histórica da criminalidade nos últimos quatro anos, que deu destaque ao Estado do Pará em nível nacional. Ao final do evento, o Coronel Dilson Júnior recebeu homenagens para materializar o momento de intercambio de conhecimento.
Neste primeiro dia de programação, os oficiais-alunos tiveram a oportunidade de participar de uma palestra ministrada pelo Secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, no Centro Integrado de Comando de Controle (CICC). Na ocasião, o titular da Segup apresentou as iniciativas da pasta que trouxeram resultados positivos para o Estado, dando ênfase para a política de integração dos órgãos.
O Chefe da delegação, tenente-coronel Luodenir Bueno, comentou sobre a importância do momento. ‘’Essa visita, de forma técnica, possibilita o crescimento institucional de forma exponencial, uma vez que a ciência é construída da soma de conhecimentos; e o que a gente faz aqui é melhorar a ciência policial, principalmente por conhecer os pilares da segurança pública no Pará’’ pontuou o Oficial.
Ao longo da semana, os militares da PMESP terão uma semana repleta de programações com visitas e palestras no Complexo Tiradentes, Usinas da Paz e Comando de Missões Especiais (CME); além de viagens para o município de Soure, no Marajó, e Salinópolis para conhecerem as unidades de policiamento dessas regiões e aspectos relacionados à segurança pública.
Os 18 oficiais-alunos do CAO são capitães, sendo 17 de infantaria e 1 do Corpo de Bombeiros. Os militares realizam mestrado profissional e fazem parte de uma turma de 120 militares.