Todos os militares que forem avaliados pela junta médica para o processo de promoção ou mesmo reserva remunerada e reforma terão seus dados registrados no Prontuário Médico Eletrônico da Polícia Militar, uma ferramenta que torna digital todo o processo de captura de informação do prontuário médico, que antes era físico.
O Prontuário Médico Eletrônico foi desenvolvido pelo Centro de Informática e Telecomunicações da PM (Citel) em aproximadamente dois meses. Ele foi implementado na última segunda-feira (29) e já vale para os dados dos militares que devem ser promovidos em setembro deste ano. De acordo com o cabo Everton Oliveira da Silva, um dos desenvolvedores, a validação do resultado do prontuário médico é feita por meio de assinatura digital dos médicos que compõem a junta.
“O acesso à assinatura do Prontuário Médico Eletrônico é feito pelo aplicativo E-Identidade e só pode ser acessado por meio de confirmação digital. Após entrar no Gestor Web, uma plataforma que em breve vai agregar todos os sistemas eletrônicos da PMPA, entre les o Sigpol, o médico poderá preencher os campos e validar, por meio de assinatura digital, com o uso do QR Code”, explicou o militar. Vale lembrar que aplicação está disponível somente para militares do Quadro de Saúde da PMPA.
Além de modernizar o registro de dados do prontuário médico, o Prontuário Médico Eletrônico contribui para o meio-ambiente, evitando o acúmulo dos prontuários físicos, cujo arquivamento era inviável do ponto de vista financeiro e quanto ao armazenamento.
Foto: Talissa Fernandes - VC PM