Os Comandos de Policiamento Regionais da Polícia Militar do Estado recepcionaram a implementação de Polos de Identificação Policial Militar. As ações de entrega e treinamento foram realizadas no Comando de Policiamento Regional I - Santarém, Comando de Policiamento Regional X - Itaituba e Comando de Policiamento Regional VIII - Altamira, nesta 1ª fase.
No ato de entrega, cada um dos CPR’s recebeu uma impressora multifuncional, scanners, lanternas ultravioletas, lupas datiloscópicas e leitores biométricos, entre outros materiais necessários à emissão de identidades funcionais. Além do investimento em equipamentos para elevar a qualidade do atendimento oferecido aos Policiais Militares do interior do Estado, uma dupla de Policiais formados no pioneiro 1º Curso de Identificador Policial Militar, realizado na Capital, integra os efetivos das referidas Unidades como forma de atendimento permanente no local.
Durante a 1ª fase de entrega e treinamento, realizados entre 21 de outubro e 11 de novembro, teve a emissão de 365 identidades funcionais expedidas para os novos soldados PM, além de atualização de documentos, devido às promoções, e aos militares que se tornaram inativos ou reformados. A ação adotada pelo Comandante-Geral da PMPA, Coronel PM Dilson Júnior, é um avanço para a instituição devido às demandas reprimidas de décadas referentes aos serviços de identificação policial militar no interior do Estado. A ação de entrega e treinamento continua ainda no mês de novembro, com a 2ª fase percorrendo os municípios de Marabá (CPR II) e Redenção (CPR V).