Ao som dos clarinetes, trombones e saxofones, dezenas de oficiais e praças da Polícia Militar reuniram-se em um dos maiores palcos culturais da Amazônia, o Theatro da Paz, para assistir ao concerto da Banda de Música e Sinfônica da PM realizado na noite desta quinta-feira (17). A apresentação musical teve apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e é uma homenagem ao Dia do Músico, celebrado na próxima terça-feira (22).
Foram quase duas horas de apresentação em que a Banda de Música levou ao teatro clássicos da música erudita e hits internacionais, sem deixar de contemplar também a cultura brasileira, com sucessos da música popular, apresentadas por quase 60 componentes. A ousadia e qualidade musical arrancaram aplausos do público formado também por familiares dos policiais. "Eu me sinto extremamente honrada e feliz de estar participando deste evento cultural, o qual reúne, tanto praças quanto oficiais da PM. Um evento único, para poder prestigiar o dia do músico, com belas canções que nos remontam a uma cultura grandiosa que nós temos tanto no Pará quanto no Brasil", destacou a esposa do major Agnaldo Almada, Roberta Pauxis.
De acordo com o comandante da Banda, 2º tenente Kaio Guimarães, tocar no Theatro da Paz é um privilégio. “É um momento histórico para a Banda de Música, que é um patrimônio da instituição e da sociedade. Para celebrar esse momento especial, que é o dia 22 de novembro, foi importante a presença da Banda aqui, com repertório nacional, internacional e regional”, pontuou.
A ideia de comemorar o dia do músico com o concerto no Theatro da Paz surgiu a partir da sugestão de homenagear uma parte tão importante da Corporação. Para o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, a ideia não poderia ter sido mais acertada. “O dia é do músico, mas o presente quem ganhou foi a Polícia Militar, que assistiu a esse espetáculo maravilhoso. Nós vemos todo o potencial que o nosso músico tem e que não deixa a desejar a nenhuma orquestra sinfônica das mais famosas do país”, destacou. Ainda segundo o comandante, a Banda merece ser valorizada e, como exemplo, citou as novidades que vêm por aí. “A Banda vai ter o seu prédio, a sua sede própria. O Batalhão de Polícia de Eventos vai ganhar um quartel novo, dentro do Mangueirão, e o quartel que hoje é ocupado pelo BPE vai ser a sede definitiva da nossa Banda de Música”. Outras novidades citadas pelo coronel Dilson Júnior é o investimento, em 2023, em novos instrumentos musicais, dando melhores condições para a Banda de Música da PMPA.
Histórico
A Banda de Música e Sinfônica da PMPA foi criada em 1853 e denominada inicialmente Corpo Provincial de Caçadores de Polícia, composta por 17 integrantes advindos do Governo Imperial. É a mais antiga corporação do gênero, no Pará.
Em janeiro de 2021, a Banda foi reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado, título concedido pelo Governador do Estado, Helder Barbalho, e pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).