As ações desencadeadas pela realização da operação "Fechando o Cerco", deflagrada pela Polícia Militar do Pará, durante esta sexta-feira (25), em todas as regiões do Estado, apresentou resultados expressivos no combate à criminalidade.
O objetivo principal da operação era realizar o cumprimento de mandados de prisão e recaptura de foragidos em todo o estado e, além disso, intensificar as ações de policiamento ostensivo, com base nas abordagens, no atendimento de denúncias e na ostensividade policial em locais que apresentam altos índices criminais, incluindo as regiões fronteiriças e ribeirinhas do Estado.
No total, foram realizadas 7863 abordagens, incluindo 11 embarcações, 42 ônibus e vans e 130 bares, casas de shows e similares. Além disso, 381 motocicletas foram abordadas e, entre elas, 20 foram identificadas com registro de furto e roubo na base de consulta do sistema de segurança pública.
4220 pessoas foram revistadas, o que resultou na prisão de 29 suspeitos e na apreensão de duas armas de fogo, duas munições e 10 armas brancas, além de mais de 10kg de entorpecentes. Entre mandados de prisão cumpridos e foragidos recapturados, 23 pessoas retornaram ao Sistema Penal.
A operação "Fechando o Cerco", bateu o recorde de policiais e viaturas atuando simultaneamente nas ruas, colocando a disposição da população, ao mesmo tempo nos 144 municípios paraenses, 1.023 viaturas, 4.005 policiais militares e uma aeronave. O recorde anterior era da operação "Super Overlord" que colocou, simultaneamente, 3.368 policiais e 926 viaturas nas ruas de todo o estado.