Dois policiais militares do Regimento de Polícia Montada Cassulo de Melo (RPMont) da Polícia Militar finalizaram cursos de equitação na prestigiosa Escola de Equitação do Exército (EsEqEx), pioneira no ensino dessa modalidade. A formatura ocorreu nesta sexta-feira (25), na sede da EsEqEx, no Rio de Janeiro.
Os concluintes são o 1º Tenente Lucas Nascimento de Siqueira e o 3º Sargento Ronaldo Pinheiro de Moura. O oficial formou-se no curso de Instrutor de Equitação, que tem duração de 39 semanas. Nesse período, os militares que participaram do treinamento aprenderam como planejar, ministrar e coordenar instruções de equitação, estágios de adaptação, como preparar e empregar os animais em ações militares, cerimonial e outros eventos.
Já o sargento participou do curso de Monitor de Equitação. Esse treinamento dura 24 semanas e tem como objetivo habilitar os militares para que possam ensinar o manuseio, trato e primeiros socorros dos cavalos. Eles também são qualificados para auxiliar em diversas atividades hípicas e outras ações.
Os policiais receberam o título de “Esporas Douradas”, símbolo de grande honraria dado aos recém-formados na Escola, que é o único estabelecimento de ensino metódico de equitação no país.
O comandante do Comando de Missões Especiais (CME), coronel Jorge Wilson de Araújo, parabenizou os militares concluintes. "O conhecimento de equitação adquirido pelos concluintes é de altíssimo nível e representa importante evolução na área, tanto para os policiais, quanto para os equinos pertencentes ao efetivo da Cavalaria do Pará", pontuou o coronel, que também agradeceu à escola de Equitação do Exército Brasileiro.