Desde o dia 22 de março, quando o Governo do Pará deu início à ação de abrigar pessoas em situação de vulnerabilidade social, no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão) e na Arena multiuso Guilherme Paraense (Mangueirinho), como medida de combate ao novo coronavírus, a Polícia Militar do Pará tem garantido a segurança dos abrigados que, se estivessem nas ruas, estariam gravemente expostos à Covid-19.
Com o apoio de outros órgãos de segurança pública do Estado, a Polícia Militar tem assegurado, nesses 103 dias, não somente a segurança dos abrigados, mas também de todos os servidores que estão diariamente atuando no local.
Atualmente estão sendo empregados 38 policiais por dia, que realizam o policiamento no Mangueirão e Mangueirinho, garantindo a segurança de aproximadamente 170 pessoas em situação de vulnerabilidade social. O policiamento nos locais tem o comando do tenente-coronel Vilhena Barros, comandante do Batalhão de Polícia de Eventos e do subcomandante, major Celton Otávio.
Participam da ação os militares da Companhia Independente de Polícia Escolar (Cipoe), Companhia Independente Especial de Polícia Assistencial (Ciepas), Companhia Independente de Polícia Turística (Ciptur), Batalhão de Polícia Penitenciária (BPOP), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e o Batalhão de Polícia de Eventos (BPE).
A ação de governo é coordenada pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), com a parceria da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Secretaria de Segurança Pública (Segup) e Fundação ParáPaz.