O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, recebeu, nesta quarta-feira (30), visita de cortesia do Inspetor-Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares, general de divisão do Exército Brasileiro, Ricardo José Nigri. O inspetor esteve acompanhado de sua comitiva formada pelos coronéis Maurmann e Giron.
A visita às instalações do Comando-Geral permitiu a apresentação da estrutura e de alguns pontos da unidade, entre eles a galeria de comandantes-gerais da PMPA e o brasão da instituição, confeccionado com estojos feitos de munição de treinamento. A reunião ocorreu no gabinete do comandante-geral e serviu para selar a aproximação entre os representantes das instituições, que discutiram, entre outras coisas, dados sobre o efetivo da PM, obras de reforma e construção de unidades, além da participação da PM na efetivação dos Territórios pela Paz (TerPaz).
“Assim como o Exército Brasileiro, as polícias militares e os corpos de bombeiros militares têm um objetivo fundamental comum, que é a proteção da nossa sociedade. Quando houver qualquer necessidade, nós estamos em Brasília para auxiliar naquilo que concerne às funções do Exército Brasileiro nessa missão”, destacou o general, que colocou à disposição da PM os diversos cursos disponibilizados pelo Exército, tanto na área operacional, quanto na de gestão.
O comandante da PM, coronel Dilson Júnior, agradeceu a visita técnica do general e a parceria firmada entre as instituições. “Na hora em que for necessário, nós estamos prontos para atendê-los e contamos sempre com essa parceria com a IGPM, principalmente na qualificação dos nossos quadros”, pontuou o comandante, que lembrou os diversos cursos oferecidos pelo Exército e concluídos com êxito por oficiais e praças da Polícia Militar.
O que é a IGPM?
A Inspetoria-Geral das Polícias Militares (IGPM), criada pelo Decreto-lei nº 317, de 13 de março de 1967, tem como missão executar, no âmbito do Exército Brasileiro, as ações de coordenação e controle das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares, consideradas pela Constituição Federal, Forças Auxiliares.