A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) realizou na manhã desta sexta-feira (02), o lançamento da operação "Boas Festas 2022". Em Belém, o evento principal ocorreu no Portal da Amazônia, bairro da Cidade Velha, e foi presidido pelo Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel José Dilson Melo de Souza Júnior. Além da capital, a operação foi deflagrada simultaneamente em todas as regiões do Estado.
A ação será realizada durante todo o mês de dezembro e início do mês de janeiro em todos os municípios do Estado e contará com a participação de todas as instituições que compõem o sistema de segurança pública, Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Polícia Penal, Polícia Científica do Pará (PCP), Departamento de Trânsito (Detran), além da participação das Guardas Municipais.
As ações de responsabilidade da Polícia Militar estão sendo coordenadas pelo Departamento Geral de Operações (DGO), tem como objetivo principal reforçar as ações de policiamento para garantir a segurança nos centros comerciais e regiões próximas a agências bancárias para coibir ações criminosas como roubos, furtos, saidinhas bancárias e outros delitos motivados pelo aumento do movimentação causada pela aproximação do período natalino e, posteriormente os policiais serão deslocados para os municípios do interior mais procurados pelos paraenses durante as festas de fim ano.
“A Polícia Militar vai atuar na operação “Festas Seguras” com mais de 6 mil homens que vão atuar nos seus horários de folga, mediante o pagamento de uma jornada extraordinária, com isso vamos aumentar a presença do policiamento. O planejamento está dividido em duas fases, no primeiro momento reforçando o policiamento até o final do período natalino, nas áreas comerciais devido o pagamento do 13º salário que modifica o dinamismo da economia. Em um segundo momento, as ações serão direcionadas para o reforço das fiscalizações nas estradas e nos balneários mais procurados pelos paraenses durante as festas de final de ano”, explica o Comandante-Geral da PM.