O Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) realizou na manhã desta terça-feira (06), no Salão Nobre do Comando de Missões Especiais (CME), no bairro da Cremação, em Belém, a cerimônia alusiva à celebração de 30 anos da transformação orgânica da unidade para o nível de Batalhão da Polícia Militar.
A solenidade foi presidida pelo Comandante-Geral da PM, Coronel José Dilson Melo de Souza Júnior e contou com a presença do Coronel Jorge Araújo, Comandante do CME, Coronel Ricardo André, Corregedor Geral da PM, Coronel Sérgio Ricardo Neves, Chefe do DGO, Coronel Ubirajara Magela, Chefe do DGA, o Comandante do BPChoque, Major Leonardo Euller, Além de outro oficiais e praças e ex-comandantes do BPChoque.
Durante a solenidade o Coronel Dilson Júnior, acompanhado dos Comandantes do CME e do BPChoque, Coronel Araújo e Major Euller, respectivamente, realizaram o descerramento do monumento “Elmo de Aço", que representa a sabedoria, resiliência, e altruísmo da tropa de choque na missões de controle de multidões. Na oportunidade, o Comandante-Geral, assim como, outros oficiais e praças e ex- comandantes da unidade foram agraciados com a Moeda Comemorativa aos 30 anos de criação do Batalhão de Choque.
O Comandante do BPChoque ressaltou que esta data é muito importante para a unidade e aproveitou para parabenizar todos que contribuíram para a evolução da Unidade. “Aproveitamos essa celebração para agradecer ao comando da PM por todos os investimentos que foram feitos tantos na estrutura física do nosso Batalhão quanto na capacitação dos nossos agentes e, além disso, parabenizar a todos militares Oficiais e Praças e Civis que de alguma forma contribuiram para toda a transformação que o BPChoque apresentou durante esses trinta anos”, explica o Major PM Euller.
"Na condição de Comandante-Geral eu fico muito feliz em presidir esta solenidade, o BPchoque é uma tropa de elite da PM, hoje conseguimos aumentar a gama de serviços que a unidade pode oferecer para a sociedade paraense, hoje o Batalhão atua em apoio a nossas unidades operacionais. Nesses 30 anos o BPChoque apresentou uma evolução que aproximou a unidade da sociedade e vamos continuar investindo para que a tropa continue evoluindo e possa continuar a oferecer um serviço de excelência para o povo paraense", finalizou o Comandante-Geral da PM.