A escola com Supervisão Militar (Sume) da PM, Padre Pietro Gerosa, do bairro do Aurá, em Ananindeua, realizou duas atividades com os alunos da unidade de ensino na última quinta-feira (8): uma visita ao Batalhão de Operações Especiais (Bope) e um passeio pelas águas da baía do Guajará.
As programações contaram com a participação de alunos, que foram selecionados pelo mérito de suas notas e comportamento na escola, os quais foram acompanhados por técnicos e professores, além de policiais militares da supervisão militar durante todo o roteiro planejado.
No Bope, os alunos conheceram as dependências da unidade e sua história, observaram com atenção as oficinas de demonstração dos grupamentos de explosivos, de ação de atiradores policiais de precisão, ações verticais em operações, além de diversas outras orientações características da atividade policial especializada.
No passeio fluvial, os alunos conheceram pontos turísticos de Belém como a marina, Estação das Docas, complexo do Ver-o-Peso, Prainha e a ilha do Combu, participando ainda da caminhada por trilhas na natureza, para um contato mais próximo com o meio ambiente, além de obtenção de conhecimento, divertimento, estímulo à percepção, criatividade, história, desenvolvimento de empatia, espírito de equipe, companheirismo e liderança.
A escola em Ananindeua, tem o convênio firmado entre a PMPA e a Prefeitura para a execução do Programa de Supervisão Militar, ação que se estenderá para mais uma escola em 2023, desta vez no bairro do Curuçambá.
Para a Coordenação Estadual do SUME, à frente o tenente-coronel Carmo, atividades como estas são muito bem-vindas pois fortalecem o programa nas escolas e oportunizam fazer do espaço escolar um ambiente seguro de construção da paz e de valores importantes na promoção do bem, além de ser fomento do trabalho realizado junto à comunidade escolar.