A Polícia Militar do Pará concluiu a 16ª Edição do Curso de Supervisão Militar Educacional (Sume) para 77 policiais que participaram da capacitação, realizada entre os dias 7 e 9 de novembro. Atualmente o Sume contempla duas instituições de ensino situados na Região Metropolitana e outras sete nos municípios de Marabá, Canaã dos Carajás, Altamira, Abaetetuba, Breu Branco, Tucuruí e Tailândia.
Com mais de 8,5 mil alunos participantes das instituições conveniadas, o programa de Supervisão Militar Educacional entrega resultados positivos por meio da união entre a comunidade escolar e as famílias.
Os policiais concluintes da 16ª edição do SUME, realizada no auditório do Quartel do Comando Geral da PMPA, ainda tem mais uma etapa a completar antes de participarem regularmente do estágio operacional, que tem caráter avaliativo na prática da ação do programa nas escolas. Nesta 16ª edição, o estágio será realizado nas escolas com Supervisão Militar “Brigadeiro Fontenelle”, no bairro da Terra Firme e “Padre Pietro Gerosa”, no bairro do Aurá em Ananindeua.
Para o Tenente-coronel Leno Carmo, coordenador estadual do programa, todo o empenho e mobilização logística e de pessoal se justifica pela robustez dos resultados do SUME, gerando aumento constante na procura pelos agentes da corporação junto ao Departamento-geral de Educação e Cultura (Degec) - onde o SUME está vinculado - para novos acordos de cooperação.
O sargento Amaral e o soldado Benjamin, instrutores do curso de formação do SUME, e a capitão Rosa, responsável pela área documental do programa, dão relevância à valorização do SUME junto à tropa da PMPA, que tem buscado participar em número cada vez maior das ações formativas e da colaboração ao programa em todo o Estado.
Entre os dias 12 e 16 de dezembro, a 17ª edição do SUME será realizada no município de Tucuruí e será destinado ao efetivo do Comando de Policiamento Regional IV (CPR IV), que atua nos municípios de Tucuruí e Breu Branco.