Mesmo com as restrições impostas por decreto municipal, que proíbe a permanência de banhistas em praias e balneários em toda Belém, em decorrência da pandemia da Covid-19, a Polícia Militar vai reforçar seu efetivo na ilha de Mosqueiro, que tradicionalmente recebe grande quantidade de veranistas no mês de julho. O comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, esteve na ilha, na manhã desta sexta-feira (03) para o lançamento da Operação Verão 2020, evento realizado na orla da praia do Chapéu Virado, uma das mais conhecidas do distrito.
De acordo com o planejamento, cerca de 80 policiais militares vão reforçar o policiamento ostensivo, sobretudo, nos cinco fins de semana de julho. Unidades especializadas, como o Batalhão de Polícia Rodoviária e a Companhia Independente de Polícia Fluvial, também vão se somar ao efetivo da ilha para prevenir e reprimir crimes, em conjunto com outros órgãos de segurança. As ações serão potencializadas pelo Centro de Comando e Controle de Monitoramento, disposto na praia do Chapéu Virado, e pelo uso de drone, que vai ajudar os órgãos de segurança pública no acompanhamento da movimentação na ilha.
Funcionamento de bares e restaurantes
Por força de liminar assinada por volta das 10h30min desta sexta-feira, pelo juiz da Vara Distrital da Ilha de Mosqueiro, José Torquato Araújo de Alencar, restaurantes, barracas de praia, lanchonetes e bancas de comida vão poder funcionar na ilha, respeitando as determinações previstas no Decreto Municipal de Belém publicado no dia 24 de junho. O decreto prevê restrições quanto ao horário de funcionamento, condições de trabalho dos colaboradores, medidas preventivas, como o uso obrigatório de máscara e álcool gel por todos os que estiverem no local, proibição de aglomerações, entre outras. A liminar destaca, também, que o uso das praias e o funcinamento de bares continuam proibidos.
O cumprimento do Decreto Municipal, de acordo com o tenente-coronel Francisco Ferreira, comandante do 25º Batalhão, será fiscalizado pelos órgãos de segurança subordinados à Prefeitura de Belém, enquanto a PM continuará atuando em observação ao Decreto Estadual Nº 800.
Fotos: Jorge Tenório - CB PM