Cerca de 60 policiais militares finalizaram a capacitação do Programa de Supervisão Militar Educacional (Sume). A cerimônia de conclusão do curso ocorreu nesta quinta-feira (15), no auditório do 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM), em Tucuruí, região Sudeste do estado.
Com a conclusão dessa turma de supervisores, o Programa ultrapassou a marca de 600 policiais capacitados para atuar em escolas das redes estadual e municipal do interior e da Região Metropolitana de Belém (RMB).
Participaram do treinamento 59 policiais militares, além de professores e técnicos de escolas da rede municipal de ensino. Durante o curso intensivo, eles passaram por instruções como “Apresentação Geral do SUME”, “Prevenção e Mediação de Conflitos na Escola”, “Legislação aplicada à Supervisão Militar” e “Manual do Aluno SUME” além das oficinas de construção dos projetos “Clubes de Atividades” e “Valores e Cidadania”.
A turma também participou de capacitações para uso de diversas atividades como artes marciais, esportes, robótica, artes cênicas, dança que poderão ser realizadas com estudantes das unidades de ensino participantes para atingir o objetivo dar mais segurança ao espaço escolar, tornando-o um lugar de vivência de valores como responsabilidade, organização, disciplina e civismo.
A equipe da Coordenação Estadual do SUME, Tenente-Coronel Carmo, Sargento Amaral e Soldado Benjamin ficou responsável pelas instruções e toda a organização e efetividade do curso que deverá ter mudanças para o próximo ano, ampliando os temas e atividades e atualizando o complexo normativo e legal que dá amparo ao trabalho do SUME, além de incluir no Programa mais escolas tanto da RMB quanto do interior do Estado, as quais já requisitaram a visita técnica da equipe SUME, ação que precede o cronograma de implantação das ações.