O Comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Dilson Junior, acompanhado do Chefe do Estado-Maior Geral, Coronel Ronald Botelho, oficiais do Alto-Comando da Corporação e representantes dos demais órgãos da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) reuniram-se na noite deste domingo (8) para discutir ações contra os atos antidemocráticos no Pará.
Durante a reunião, que ocorreu na sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no bairro de São Brás, foi realizado o acompanhamento em tempo real dos atos de vandalismo que ocorreram no Palácio do Planalto e as repercussões aqui no Estado.
O Comandante-geral determinou o envio de tropas do Comando de Missões Especiais (CME) e Comando de Policiamento da Capital (CPCI), à Brasília, visando o reforço das ações de segurança pública e a manutenção da ordem e tranquilidade no local. Ao todo, 60 militares farão uma viagem de avião na manhã desta segunda-feira (9) com destino ao Distrito Federal.
Também foram discutidas ações pontuais no Pará, como a distribuição de policiamento em locais estratégicos, a determinação do prontidão em Comandos Operacionais Intermediários (Coints) e articulações com outros órgãos para ações integradas. Além disso, A PM reforçou o policiamento nos locais onde há grupos de manifestantes, e monitora a movimentação para coibir qualquer ação delituosa.
Também participaram do evento os comandantes do Comando Policiamento da Capital I e II, Coronel Getúlio e Tenente-coronel Machado, respectivamente, o comandante do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), Coronel Mariúba, o comandante do Comando de Missões Especiais (CME), Coronel Araújo, o Chefe de Gabinete do Comandante-Geral, Coronel Martins, além de outros oficiais da Corporação.