Reuniram-se na manhã desta segunda-feira (9), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), os órgãos integrantes do SIEDS e a Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana, Guarda Municipal de Belém, Organização Pública, Samu e Exército.
A pauta da reunião foi o cumprimento judicial de desobstrução e desmobilização dos aglomerados posicionados em frente ao Quartel do 2° BIS, na Avenida Almirante Barroso.
A ação visa atender a determinação do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que os acampamentos montados nas imediações de quartéis do Exército pelo País fossem desocupados.
Com base na decisão judicial, durante a ação de desocupação, cinco pessoas foram presas em flagrante delito, e encaminhadas para a Superintendência da Polícia Federal, responsável pela autuação e procedimentos legais.
Vale ressaltar que o Pará é o primeiro Estado do Brasil a cumprir a decisão do Ministro. A operação foi desencadeada com êxito e será monitorada diariamente, para evitar o retorno dos manifestantes novamente ao local.