Foi realizada na manhã desta terça-feira (31) a sessão solene de posse dos novos gestores para o biênio 2023-2025 do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém.
A solenidade contou com a presença de autoridade civis e militares do Estado, dentre elas o Governador Helder Zahluth Barbalho, e a vice-governadora, Hana Ghassan Tuma. O Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel José Dílson Melo de Souza Júnior, representou a Corporação no evento.
No ato solene, a conselheira Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes tomou posse no cargo de Presidente do TCE-PA. Os conselheiros Fernando de Castro Ribeiro e Luis da Cunha Teixeira, assumiram, respectivamente, os cargos de Vice-Presidente e Corregedor.
A nova Presidente do TCE-PA comentou a importância do Tribunal de Contas para a sociedade paraense: “Este tribunal é uma engrenagem fundamental para o crescimento de todo o Estado do Pará. Assumirei a presidência desta corte com muita responsabilidade e serenidade, para poder deixar, assim como meu pai, um grande legado.”
É primeira vez que a Conselheira Rosa Egídia assume o posto mais alto do TCE-PA desde o seu ingresso no Colegiado em 2016, por meio de vaga destinada a membro do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA). A conselheira Rosa Egídia será a 22ª Presidente do Tribunal de Contas e a terceira mulher a desempenhar a função de líder da instituição.