O Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior, recebeu na tarde desta quarta-feira (1) os oficiais da Corporação que concluíram o Curso de Instrutor de Educação Física, realizado pela Escola de Educação Física do Exército Brasileiro (EsEFEx), no estado do Rio de Janeiro (RJ). A recepção ocorreu no Quartel do Comando-Geral da PM, localizado em Belém.
Os concluintes são o 1º Tenente Marcos Vinícius da Silveira e a 1º Tenente Jéssica Gonçalves Cruz, que pertencem à Academia de Polícia Militar ''Coronel Fontoura'' e ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças “Coronel Moreira” (CFAP), respectivamente. A oficial se tornou a primeira mulher a fazer o Curso de Instrutor de Educação Física.
"Foi sensacional e muito gratificante. Nós tivemos diversas experiências e com esse conhecimento que a gente adquiriu, o objetivo agora é aplicar na nossa tropa, trazendo qualidade de vida e saúde para os nossos policiais. Eu retorno muito grata à Corporação por ter passado esse período lá e temos ciência da responsabilidade a partir de agora aplicar o que aprendemos", ressaltou a Tenente Jéssica.
Além dos oficiais da PM, participaram do curso 33 militares, sendo 28 do Exército Brasileiro, dois da Força Aérea Brasileira, dois do Corpo de Bombeiros Militares do Rio de Janeiro e um da Marinha. O curso tem a duração de 2 anos e conta com modalidades de ensino à distância e presencial divididas em quatro etapas e 34 disciplinas, entre instruções práticas e teóricas. Além disso, os oficiais participaram também de estágio supervisionado, arbitrando provas e competições internas do Exército Brasileiro.
A formatura do Curso ocorreu ao fim da etapa presencial no dia 16 de dezembro de 2022. ainda sim, os militares estão realizando a 4ª e última etapa, que está em andamento por ensino à distância até o mês de agosto. Concluída mais essa fase, os oficiais receberão o diploma de Bacharel em Educação Física, reconhecido pelo Ministério da Educação.
O tenente Silveira comentou sobre a satisfação pessoal de conquistar mais esse objetivo. "O curso foi extremamente importante do ponto de vista da realização profissional, ele trouxe uma gama de aprendizado de uma unidade que a gente costuma seguir, que é o Exército. Foram muitos conhecimentos e experiências adquiridas e agora o objetivo é adaptar e aplicar na tropa", concluiu o oficial.