Dando continuidade à programação alusiva aos nove anos do Estado-Maior Geral (EMG), a PM realizou um ciclo de palestras nesta quinta-feira (2), no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), no bairro Parque Verde, em Belém.
Participaram do evento o Chefe do Estado-Maior Geral, Coronel Ronald Botelho, o comandante do Comando de Policiamento da Capital I (CPC I), coronel Getúlio, além de oficiais e praças da corporação e autoridades civis e militares.
O primeiro palestrante do evento foi o Dr. Rodrigo Nassar Cruz, engenheiro civil da Secretaria de Estado de Transporte (SETRAN). O tema de sua palestra foi "As Ações de Infraestrutura de Transporte no Estado do Pará”, onde retratou a importância de observar os acontecimentos atuais nas vias do Estado, para que assim possam antecipar as próximas ações do órgão.
O segundo palestrante foi o Dr. Tobias Brancher, Coordenador de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS). O tema de sua palestra foi “As principais áreas de atuação da Semas em conjunto com a PMPA”, onde destacou a importância da Operação Amazônia Viva, operação esta que visa o combate ao desmatamento ilegal em áreas de gestão estadual, como parte da macroestratégia do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), que visa a redução da emissão de gases de efeito estufa no Pará.
A ação faz parte da Força Estadual de Combate ao Desmatamento, um dos eixos do PEAA, que já embargou 236.840,91 hectares de áreas de desmatamento ilegal e apreendeu 8.680,79m³ de madeira derrubada de forma irregular.
O terceiro palestrante do evento foi o Dr. Wendell Andrade, Diretor de Planejamento Estratégico e Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS). O tema de sua palestra foi “Plano Estadual Amazônia Agora - PEAA”.
O (PEAA) é um plano estratégico do Estado do Pará que visa estabelecer o modelo de desenvolvimento baseado na conservação e valorização de ativos ambientais, no aumento da eficiência das cadeias produtivas e na melhoria das condições socioambientais no campo.
O plano tem como objetivo o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 em escala estadual, a efetivação dos instrumentos de contribuição para o alcance de resultados, a implementação de contribuições do Pará aos compromissos globais de desenvolvimento sustentável, o incentivo a atividades que promovam a prevenção e a mitigação de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), a prevenção, o controle e alternativas ao desmatamento, e as estratégias ambientais, econômicas, financeiras e fiscais para proteção ambiental no Estado do Pará, nos termos da Política Estadual sobre Mudanças Climáticas - Lei Estadual nº 9.048, de 29 de abril de 2020.
O quarto e último palestrante do dia, foi o Dr. Claudio Luciano Monteiro de Oliveira, Secretário Adjunto de Gestão Operacional da (SEGUP). O tema de sua palestra foi “O Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (2022-2031)”.
O Plano reflete a institucionalização de todas as boas práticas implementadas pelos órgãos de segurança pública e defesa social, bem como materializa em um planejamento decenal a visão de futuro das instituições para alcançar um Estado cada vez mais seguro, com a permanente redução da violência e promoção da qualidade de vida para os paraenses.
O evento foi transmitido para gestores da Corporação em todo o estado. Clique Aqui para assistir à palestra.