A Polícia Militar do Pará realizou, nesta sexta-feira (3), solenidade militar alusiva ao encerramento da Capacitação em Serviço de Inteligência Policial do Comando de Policiamento da Capital I (CPC I). O evento foi presidido pelo Chefe do Estado-Maior Geral (EMG), Coronel Ronald Botelho - que na ocasião, representou o Comandante-geral, Coronel Dilson Júnior.
A capacitação foi realizada entre os dias 31 de janeiro e 03 de fevereiro e teve como principal objetivo aprimorar as condutas policiais militares, por meio de técnicas e tecnologias mais eficientes para otimizar o atendimento à sociedade.
Ao todo, 24 agentes de segurança pública, lotados nos Comandos de Policiamento da Capital I e II (CPC I e CPC II) e Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) concluíram, com êxito, a capacitação que foi realizada ao longo dos últimos quatro dias, totalizando 40 horas/aula.
Os coronéis Ronald (EMG), Getúlio (CPC I), Orlandino (CPC II), Walder (representando o diretor do Departamento-Geral de Educação e Cultura) e major Guimarães (coordenador executivo do curso) compuseram a mesa de autoridades do evento e entregaram os certificados aos concluintes.
"Nós visamos selecionar os policiais militares que têm perfil para atuarem no setor de inteligência, na produção e proteção do conhecimento. Essa capacitação atende o planejamento estratégico da PMPA e o plano Tático do CPC I e atende também, a legislação referente ao Sistema de Inteligência Policial Militar, que prevê a criação de agências de inteligência. Com essa capacitação serão criadas as agências de inteligência dos batalhões, levando informação qualificada ao policiamento de área", frisou o comandante do CPC I, Coronel Getúlio Rocha.