Ocorreu nesta segunda-feira (6), a aula inaugural da capacitação em policiamento ambiental, realizada no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças “CEL Moreira” (CFAP), em Belém. O treinamento, idealizado pelo Comando de Policiamento Ambiental (CPA), será ministrado para 80 alunos que participarão de instruções sobre procedimentos operacionais de resgate e contenção de animais silvestres, primeiros socorros, patrulha ambiental e legislação.
Participam do curso policiais do CPA, Quartel do Comando Geral (QCG), Comandos de Policiamento da Capital I e II (CPC I e CPC II) e Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM). A capacitação, que irá até o dia 14, tem como objetivo qualificar os militares para esse policiamento especializado, voltado para ações de comando e controle de proteção do meio ambiente e operações de fiscalização ambiental desenvolvidas pela PMPA ou em parceria com outros órgãos.
De acordo com o Comandante do CPA, coronel Helderley, a capacitação promove o desafio de instruir qualitativamente e unir os militares com aptidões e conhecimentos, indispensáveis para a realização das atividades de policiamento e fiscalização ambiental com qualidade técnica e operacional. “Sabemos da complexidade que envolve o policiamento ambiental. E quanto melhor o preparo profissional, melhor a produtividade, o desempenho, a eficiência nas missões empregadas", finalizou o oficial.