A Polícia Militar do Pará iniciou, nesta segunda-feira (6), o primeiro dia de ações do Programa Multidisciplinar Itinerante de Atenção à Saúde do Policial Militar (PASPM) em São Miguel do Guamá, no nordeste paraense. Os atendimentos no município, encerram na terça-feira (7); e desta vez, os militares que atuam no 42° Batalhão de Polícia Militar (42° BPM) e seus dependentes, integram o público-alvo da primeira edição do programa em 2023.
Sob a supervisão do capitão Renato Rodrigues, a comissão multidisciplinar composta por 36 Policiais Militares, concentrou-se na sede do Almoxarifado-Central, no bairro do Souza, em Belém, e contando com suporte do ônibus condutor da tropa, precisou percorrer cerca de 150 quilômetros até chegar na sede do 42° BPM, situada na área central da cidade.
A carreta móvel, equipada com aparelhos, materiais e instrumentos, e que foi entregue em 2022, pelo governador Hélder Barbalho, foi fundamental para a realização dos atendimentos que visam melhorar a qualidade de vida individual e coletiva e o desempenho na atividade policial militar.
Durante a edição do PASPM, os policiais militares e seus dependentes passam pelo Acolhimento antes de serem encaminhados para os atendimentos de Enfermagem, Avaliação Física e Médica. Também foram disponibilizados atendimentos Psicossocial, Fisioterapeuta, Oftalmologista, Capelão e Dentista aos militares interessados.
O Tenente-coronel Gilberto, que está prestes a completar dois anos à frente do 42° BPM, falou sobre o sentimento de receber as ações do PASPM na unidade. "Esse programa é excelente. A gente pode observar a movimentação da nossa tropa aqui, participando e trazendo os familiares. O que eu posso dizer é que a gente espera receber em outras ocasiões novamente, porque a saúde do Policial Militar é importante, tanto a física como a psicológica, para que ele possa melhor atender a sociedade e desempenhar o melhor serviço possível", avaliou o oficial, que também foi atendido pela equipe multidisciplinar.
O PASPM é coordenado pelo Estado-Maior Geral da Corporação (EMG), unidade responsável em pensar e planejar a promoção da saúde biopsicossocial dos colaboradores da PM, por meio da atenção especial aos aspectos físico, espiritual, psicológico, social e mental do ser humano.