O Estado do Pará alcançou mais um excelente resultado no levantamento que mede os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). O mês de janeiro de 2023 é considerado o melhor resultado de toda linha histórica, que é registrada desde o ano de 2010. Os índices que englobam os delitos de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, apontam uma redução de 24,75% nos indicadores de CVLI, em todo o Estado, se comparado ao mesmo período do ano de 2022.
O primeiro mês de 2023 apresentou um total 146 casos registrados, contra 161 registros ocorridos no mês de fevereiro de 2021, que até então, era considerado o melhor resultado de toda a série histórica. Segundo os dados da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), a redução nos índices de criminalidade no Pará representa a preservação de aproximadamente 48 vidas. O percentual de vidas preservadas é ainda maior, em comparação ao ano de 2019, que registrou 284 casos de CVLI, preservando assim 138 vidas e alcançando a redução de 48,59%.
Esses resultados refletem o êxito das políticas de segurança pública implementadas pelo governo do Estado. Como órgão integrante do sistema de segurança pública do Pará, a Polícia Militar realiza, em todo território estadual, ações de policiamento ostensivo e repressivo, porém a Instituição também atua com programas de cunho social, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e a Supervisão Militar Educacional (Sume), além de participar de projetos governamentais como o Usina da Paz (UsiPaz), que oferece serviços sociais para a comunidade mais carente, e operações integradas com outros órgãos que compõem o sistema de segurança pública paraense.
Para o Chefe do Departamento Geral de Operações, setor responsável pela coordenação das ações operacionais da Corporação, Coronel Neves, A PM realiza diversas operações que tem como principal objetivo coibir a prática de ações criminosas em todas as regiões do estado. “A PM está realizando grandes ações de policiamento em todo o estado com o intuito de garantir segurança dos cidadãos, como por exemplo as operações “Polícia Mais Forte”, “Fechando o Cerco”, e, desde o início de janeiro, lançamos a Operação “Madrugada da Paz”, que apresentou ótimos resultados na região metropolitana e provavelmente será estendida para outras regiões do estado”, explicou o Chefe do DGO.
“Esse resultado reflete o investimento que o governo do estado realizou, ao longo desses quatro anos, como aumento de efetivo, aumento de novas viaturas, aquisição de novos armamentos, investimentos em infraestruturas, com a construção e reforma de diversos batalhões e a capacitação de policiais. A PM pode organizar uma estratégia continuada de combate a criminalidade, que inclui grandes operações e a participação em ações integradas organizadas pela Segup e que contam com a participação dos órgãos responsáveis pela segurança pública”, finalizou o Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior.