Policiais militares do programa Supervisão Militar Educacional (SUME) iniciaram nesta segunda-feira (6) o estágio supervisionado para atuação na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Laércio Wilson Barbalho, localizada no Curuçambá, em Ananindeua, região metropolitana de Belém (RMB).
O treinamento foi iniciado após realização da 16ª edição do Curso SUME, do qual participaram 90 policiais, além de professores, técnicos e a direção do colégio. Esta é a segunda escola do município a receber o programa, que já conta com policiais realizando ações desde 2022 na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Pietro Gerosa, no bairro Aurá.
Sobre a SUME
A Supervisão Militar Educacional é um programa da Polícia Militar do Pará, realizado através de acordos de cooperação técnica ou convênio com os entes públicos. O objetivo é tornar o espaço escolar um ambiente seguro e motivador à aprendizagem, prevenindo conflitos, violência, criminalidade, uso de drogas e envolvimento com ações ilícitas de qualquer ordem.
Para isso, policiais treinados realizam atividades diversas que buscam fortalecer a disciplina, aumentar a autoestima dos jovens, o respeito às pessoas, a preservação do patrimônio público, a autoridade do professor e bom relacionamento familiar, além de contribuir com o trabalho pedagógico, somado ao exercício da cidadania e à preparação para o mercado de trabalho.
O SUME segue em mais um ano desenvolvendo as suas atividades desde o sul do Pará até a região metropolitana, atendendo cerca de 8.500 jovens estudantes e em ação integrada com toda a comunidade escolar, com destaque o papel fundamental das famílias na educação e cultivo de bons hábitos, dedicação aos estudos, responsabilidade e solidariedade, resultando em grandes benefícios a todos os envolvidos e o fortalecimento da confiança da PMPA nas práticas de prevenção primária.
Com a conclusão do curso e estágio na RMB, a Polícia Militar sob a coordenação do tenente coronel Carmo, e equipe, Sargento Amaral e Soldado Benjamin, seguem, ainda em fevereiro para Marabá, a fim de formar a terceira turma para atuar na escola com Supervisão Militar Rio Tocantins, pioneira do programa e que será a base também para a segunda escola no município, prevista para ser ativa ainda neste semestre de 2023. Na agenda ainda estão mais escolas na região metropolitana e a terceira escola da região de Tucuruí, desta vez em Novo Repartimento que celebrará o convênio com a PMPA em março, conforme a previsão, enriquecendo a ação na região, somando às escolas de Tucuruí (sede) e de Breu Branco, ambas ativas desde 2022.