Foi realizada nesta quarta-feira (08), a solenidade de abertura do Curso de capacitação para a implantação do Programa Patrulha Maria da Penha no município de Barcarena, na região nordeste do estado. Treze policiais militares do efetivo do 14º batalhão da Polícia Militar (14° BPM), unidade responsável pelo policiamento no município, participam do treinamento que será finalizado nesta quinta-feira (09).
A solenidade foi presidida Pelo Tenente-Coronel Maurício Silva e contou com a presença do prefeito de Barcarena Renato Ogawa, Francineia Dias, Secretaria Municipal de Assistência Social, virgilio Nunes, Secretário de Segurança Pública Municipal, Tania de Oliveira, da Coordenadoria de Políticas Para as Mulheres, além de outras autoridades do município.
O Projeto desenvolvido por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), a Polícia Militar e a Fundação ParáPaz é realizado na Região Metropolitana de Belém e em algumas cidades do interior do estado. Em Barcarena, a ação conta também com apoio da Prefeitura municipal.
Para atuar no programa, os 13 policiais militares do 14º BPM precisam passar por essa capacitação que tem a finalidade específica de habilitá-los para fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas, que são deferidas pelos juízes das varas de violência doméstica e familiar contra a mulher, com visitas periódicas e com um telefone de emergência. Durante a cerimônia foram entregues equipamentos como computadores e um aparelho celular que será utilizado exclusivamente para receber denúncias das mulheres atendidas pelo programa.
“A implantação do Programa “Patrulha Maria da Penha”, em Barcarena, representa um avanço nas políticas sociais voltadas para as mulheres vítimas de violência doméstica. O 14º BPM atua em programas assistenciais em parceria com a prefeitura, porém a “Patrulha Maria da Penha” é direcionada para as mulheres que estão com medidas protetivas, então essa capacitação é fundamental para que o militar possa oferecer um atendimento diferenciado à mulher vítima de violência e com isso estabelecer um vínculo de confiança com a vítima”, explicou o Comandante do 14º BPM, Tenente-Coronel Antonio Mauricio Santana Silva.