A Polícia Militar finalizou nesta sexta-feira (10), mais uma etapa do processo de treinamento para habilitação e instrução para o uso devido da pistola Beretta APX Full Size, para efetivo da Corporação que atua na Região Metropolitana de Belém (RMB). A capacitação, coordenada pelo Departamento-Geral de Educação e Cultura (DGEC), ocorreu no Centro de Treinamento da Polícia Militar (CTPM), localizado no distrito de Outeiro, em Belém.
O objetivo do treinamento é capacitar policiais militares quanto ao manuseio, desmontagem, montagem e limpeza de 1º escalão e tiro básico com a pistola Beretta, modelo APX Full Size calibre .40. Além de possibilitar que os agentes possam atuar na rotinas operacionais da PM empregando o armamento de acordo com o procedimento operacional padrão adotado pela Instituição e com isso operar o armamento adotando uma postura ética, legal e técnica quando do emprego do armamento tanto no serviço operacional quanto na sua folga.
Nesta etapa, que ocorreu entre os dias 16 de janeiro e 10 de fevereiro, mais de 1610 policiais militares concluíram a capacitação e estão aptos a atuar no policiamento utilizando o novo armamento. Com essa nova turma formada por policiais do efetivo do Quartel do Comando Geral (QCG), Comando de Policiamento Ambiental (CPA), Comando de Policiamento Especializado (CPE), Corregedoria Geral, Casa Militar da Governadoria, Fundo de Saúde (Funsau) e do Fundo de Assistência Social da Polícia Militar do Pará (FASPM), a PM finalizou o treinamento com todas as unidades da Região Metropolitana de Belém.
A compra dos novos armamentos faz parte de um processo de reestruturação e modernização que teve início em 2019, com a construção e reforma de Quartéis, na capital e no interior do estado, a contratação de veículos novos, a compra de equipamentos e, principalmente, a capacitação da tropa.
O Major PM Denison Cavalcante de Souza, que atuou como um dos instrutores da capacitação, reforça que a capacitação é parte do projeto de modernização e reestruturação implementados na PM. "A PM vem há alguns anos, desde 2019, evoluindo nos quesitos instrução e equipamentos e a prova disso é a previsão de troca de todos os armamentos da Corporação e para preparar os militares para atuar de forma segura com este equipamento, toda tropa está passando por este treinamento. A capacitação está sendo realizada desde o mês de agosto de 2022, e nesta etapa estão sendo atendidos policiais do QCG, CPA e CPE, para que, no momento que o agente receba o seu armamento, ele esteja totalmente habilitado para utilizá-lo com eficiência", ressalta o oficial da PM.
“Hoje estamos encerrando mais uma etapa do processo de capacitação para o uso do novo armamento adquirido pela PM, a beretta .40. Com a conclusão desta etapa conseguimos alcançar 80% do efetivo que atua na Região Metropolitana. Os próximos passos, definidos pelo alto comando da Corporação, são concluir o treinamento dos militares que não puderam comparecer ou concluir o curso e, estender a capacitação para as unidades do interior do estado, para que todo efetivo da PM passe pelo processo de habilitação”, explicou o Chefe, em exercício, do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC), da PM, Coronel Walder Braga de Carvalho.