O Comando de Policiamento Especializado (CPE), por meio da Companhia Independente de Polícia Escolar (CIPOE), deu início na última segunda- feira (13), a Operação “Volta as Aulas”. A ação será realizada até a próxima sexta-feira (17), em unidades escolares localizadas nos bairros do Guamá, Terra Firme e Tapanã, além do distrito de Icoaraci, em Belém.
O objetivo principal da operação “Volta às Aulas" é intensificar as ações de policiamento ostensivo nas escolas e nas vias próximas aos estabelecimentos de ensino, com a realização de rondas e abordagens para assegurar a preservação da ordem pública e a garantia da segurança da comunidade estudantil. Além das ações de policiamento, os agentes também realizam reuniões com a direção, com o corpo docente, alunos e agentes de portaria, onde foram ministradas palestras sobre estratégias de autoproteção e distribuição de material informativo sobre automutilação.
A Operação foi idealizada a partir de um levantamento de ocorrências relevantes realizado pela Secretaria de Defesa Social e Segurança Pública (Segup), que apontou os bairros de maior vulnerabilidade na região metropolitana de Belém, e demonstrou um alto índice de crimes relacionados ao consumo e tráfico de drogas que poderiam propiciar a possibilidade de furtos e vandalismo ao patrimônio das instituições escolares públicas, bem como, roubos a vigilantes, professores, pais e alunos, e principalmente a venda de entorpecentes no entorno das escolar.
O Major PM Vaz, da Cipoe, oficial responsável pela operação ressalta que a ação visa garantir a segurança e coibir o tráfico de drogas nas áreas adjacentes aos estabelecimento escolares “Vamos realizar a operação durante o período que antecede o carnaval, com o intuito principal de coibir práticas criminosas como roubos, furtos, depredações das unidades escolares, e principalmente o tráfico de drogas no perímetro escolar para diminuir os índices de criminalidades nos bairros atendidos. Além disso, iremos realizar palestras para a comunidade escolar sobre autoproteção”, explicou o oficial da PM.