A Polícia Militar, juntamente com outros órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública (Sieds), participou nesta quarta-feira (15) do lançamento da Operação "Curupira". Com o objetivo de combater a exploração ilegal de recursos naturais, degradações ambientais, incêndios florestais e outros atos ilícitos que causam impactos à natureza, o evento ocorreu nas dependências do 36º Batalhão de Polícia Militar (36º BPM), no município de São Félix do Xingu, Sudeste Paraense.
Participaram do lançamento o Secretário Adjunto de Gestão Operacional, Luciano de Oliveira, o Delegado Geral da Polícia Civil, Delegado Walter Resende, o Chefe do Departamento Geral de Operações (DGO) da PM, Coronel Neves, o Comandante do Comando de Policiamento Regional XIII (CPR XIII), Coronel Sérvio, e o Coordenador Operacional do Corpo de Bombeiros, Coronel Oliveira.
Dentre as ações estabelecidas para enfrentamento a crimes ambientais em 15 municípios responsáveis por exatamente 75% do desmatamento no período de 2019 a 2022, a instantânea é implantação de bases fixas de fiscalização em municípios na Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu.
A operação "Curupira", com 45 servidores dos órgãos do Sieds, como a Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica, além das secretarias de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e da Fazenda (Sefa), traz a presença estatal da fiscalização, repressão e ações ambientais de caráter inibidor dos focos.