Uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira (15), entre representantes da Polícia Militar, Secretaria de Cultura do Estado "Secult" e Sistema Integrado de Museus, visa incluir o Centro de Memória da Corporação na rota cultural de visitantes do centro comercial de Belém. Além do comandante da unidade, major Gaudêncio, também estiveram presentes as chefes do Batalhão de Polícia Turística (BPTur), major Janete e da PM5 do Estado-Maior Geral (EMG), major Kátia.
O encontro ocorreu na sede do Complexo Histórico Tiradentes, no bairro do Reduto, em Belém, e que além do Museu da PM, abriga as sedes do Comando de Policiamento da Capital I, Batalhão de Polícia Turística, Batalhão Águia e 2° Batalhão.
Entre as tratativas iniciais, ficou estabelecido que a equipe técnica da Secult vai prestar suporte na análise de conteúdos do Centro de Memória e avaliação de prioridades, visando aumentar a visibilidade do espaço para além da PMPA.
De acordo com o major Gaudêncio, somente em 2022, o Museu da PM recebeu mais de 2.200 visitações. "A importância da participação desses técnicos da Secult e do Sistema Integrado de Museus é a possibilidade real de estarmos no circuito de museus do Estado, em que valoriza o Centro de Memória e a Polícia Militar no sentido da proteção de materiais e itens que lembram da memória histórica da instituição, como parte da própria história do povo paraense. Como patrimônio paraense pelo fato de estar ligada a vários fatos históricos que contam a história do Pará, frisou o oficial.