Com objetivo de promover a segurança pública em todo o Estado do Pará, através do Policiamento Ostensivo Geral, prevenir e reprimir práticas criminosas, atuando em conjunto com outros órgãos pertencentes ao Sistema de Segurança Pública, nas esferas federal, estadual e municipal, a Polícia Militar deu início nesta sexta-feira (17), a Operação “Carnaval Seguro 2023”.
Cidades do interior do Estado irão receber o reforço de policiais militares que atuam nos batalhões da Região Metropolitana de Belém, Comando de Missões Especiais (CME), Comando de Policiamento Ambiental (CPA), Comando de Policiamento Especializado (CPE), entre outras Unidades. A PM visa intensificar as ações de policiamento ostensivo em todas as suas modalidades para garantir a segurança das pessoas, que em busca de opções de lazer, se deslocam para praias, igarapés, balneários, vilas e cidades do interior do Estado, em face ao período de carnaval.
A PM realizará diversas ações como a “Visibilidade Carnaval”, que desenvolverá fiscalizações preventivas e repressivas nas principais vias de acesso às praias, igarapés e balneários e em áreas de grande fluxo de pessoas e veículos. Além disso, a "Operação Polícia Mais Forte”, será implementada nas cidades do interior que tem histórico de receber grandes públicos durante as festividades carnavalescas.
Por outro lado, a Corporação também atuará em conjunto com outras instituições como o Departamento de Trânsito do Pará (Detran), nas ações preventivas, educativas e de fiscalização de trânsito nos municípios do interior para evitar acidentes de trânsito causados por condutores alcoolizados ou por imprudência. Além disso, os militares também atuarão, em parceria com outros órgãos, nas fiscalizações da operação "Lei Seca", que fiscaliza o funcionamento de bares, casas de shows e similares.
O Chefe do Departamento-Geral de Operações (DGO), Coronel Sérgio Ricardo Neves, responsável pela coordenação da ação, ressalta que a PM vai atuar em todas as regiões do Estado com um efetivo preparado para atuar de acordo com as especificidades de cada região. "Estamos enviando um grande efetivo para a tranquilidade durante o período de carnaval no interior do Estado, a tropa está preparada para atuar de acordo com as especificidades de cada região. Estaremos com o policiamento a pé, motopatrulhamento, viaturas quatro rodas, conjuntos de cavalaria e com embarcações, que irão atuar nas fiscalizações, em ações de Incursão, Barreiras e abordagens. Além disso, teremos equipes do Batalhão de Ações com Cães, nas cidades com grande incidência de tráfico de drogas", conclui o Coronel Neves.
O Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior, lembra que a "Operação Carnaval Seguro 2023", representa um grande esforço do governo do Estado para assegurar a segurança no primeiro carnaval, após o fim das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. "Essa ação reúne um grande número de agentes de diversos órgãos, ela envolve, aproximadamente, dois mil agentes, sendo que um pouco mais da metade são policiais militares. Esse é o primeiro carnaval sem as restrições de circulação do período do auge da pandemia e a PM, assim como os outros órgãos que participam da operação, estão preparados para que tudo transcorra em um clima de tranquilidade", ressaltou o Coronel Dilson Júnior.
Segurança na capital
Apesar do deslocamento de um grande número de policiais que atuam na região metropolitana para o interior do estado, as pessoas que decidirem aproveitar o carnaval nos municípios da RMB, vão poder se divertir com tranquilidade, O Comandante-Geral da PM garante que a Corporação realizou um grande planejamento para garantir a segurança em todos os municípios do estado.
"O nosso planejamento para a operação "Carnaval Seguro 2023", também contempla a parte da população que decidiu ficar na capital, tanto para se divertir quanto para descansar. Iremos contar com os policiais de folga, que receberam uma gratificação extraordinária, para suprir a ausência dos agentes deslocados para o interior, portanto a população pode ficar tranquila que PM irá cumprir o seu papel de defender a sociedade em todos os cantos do Pará", finalizou o Coronel Dilson Júnior.