Policiais da 29º Companhia Independente receberam denúncias que uma embarcação estaria transportando uma grande quantidade de material entorpecente do Rio Amazonas em direção ao município de Santarém.
Os militares então se deslocaram com uma embarcação descaracterizada, pois receberam a informação que criminosos estaria monitorando a saída da embarcação oficial da PM.
Os policias conseguiram avistar a embarcação dos criminosos no local repassado pelas denúncias. Ao avistarem os militares se aproximando, os criminosos efetuaram vários disparados contra a guarnição e conseguiram parar a embarcação as margens da Comunidade Trintade, onde conseguiram fugir pela área de mata.
Dois homens foram capturados na fuga, sendo um deles, atingido na troca de tiros e conduzido para a unidade de pronto atendimento do município. Na embarcação dos criminosos foi encontrado, 64kg de pedra de crack, um revólver cal. 32, dinheiro e celulares. Todo o material apreendido foi apresentado na delegacia para procedimentos.