42 estudantes participaram da cerimônia de encerramento do projeto “Placa Mãe Natureza”, realizado pela 1ª Companhia Independente de Polícia Ambiental (1ª CIPAmb), unidade subordinada ao Comando de Policiamento Ambiental (CPA). O evento ocorreu na última sexta-feira (24), no auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES), em Santarém, município da região do Baixo Amazonas.
Esta foi a 1ª turma do projeto, executado pela Companhia com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Emílio Rebelo dos Santos, localizada na Comunidade Castela. Durante os meses de janeiro e fevereiro, os estudantes participaram de cursos básicos de informática, onde foram reutilizados e reaproveitados computadores fornecidos pela 1ª CIPAmb. Os dispositivos foram coletados durante duas ações de “drive-thru” de lixo eletrônico, realizadas em 2022, onde os militares receberam lixo eletrônico que, caso descartado de maneira incorreta, poderia gerar graves prejuízos ao meio ambiente.
As crianças e adolescentes também aprenderam ações práticas de sustentabilidade, receberam instruções do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), de proteção pessoal, noções de saúde e higiene bucal.
Combate ao crime ambiental
Já nesta segunda-feira (27), a 1ª CIPAmb realizou no auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES) uma roda de conversa com representantes de órgãos ligados ao Sistema de Segurança Pública para debater o combate aos Ilícitos ambientais. Também participaram da roda de conversa membros do Ministério Público, Secretarias Estadual e Municipal de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros Militar, Comando de Policiamento Regional I, OAB - Subseção dos Direitos dos Animais e sociedade civil, por meio da ONG Lar do Amor.
Durante o evento foi discutida a atuação de cada órgão diante de um crime ambiental, especialmente maus tratos aos animais, combate ao desmatamento, resgate e captura de animais, pesca predatória, respeitando as prerrogativas e limites dos agentes da lei. Também foram idealizadas ações conjuntas com os demais órgãos, para otimizar a resposta à sociedade no tocante aos ilícitos ambientais.