A 17ª edição do Curso de Supervisão Militar (SUME) foi concluída nesta quinta-feira (2) pela Polícia Militar no município de Marabá, no Sudeste paraense. O evento foi realizado no auditório do Colégio com Supervisão Militar Rio Tocantins (CMRio) e mais de 50 policiais militares do Comando de Policiamento Regional II (CPR II) foram capacitados.
Participaram da solenidade o Coordenador Estadual do programa, Tenente-Coronel Carmo, o Coordenador Operacional do SUME no município de Marabá, Major Harley, o Comandante do CPR II, Coronel David, o Comandante do 1º Batalhão de Missões Especiais (1º BME), Major Pinheiro, e as diretoras de ensino fundamental e médio do CMRio.
A capacitação é um processo obrigatório para que os agentes possam trabalhar nas escolas conveniadas com o programa SUME. Durante o curso, foram apresentadas disciplinas como "Legislação Aplicada", "Prevenção e Mediação de Conflitos na escola", "Manual do Aluno" e "Objetivos e Metodologia do programa SUME", além de ações de integração com as famílias e a comunidade escolar. A capacitação também oferece oficinas de planejamento, estágio operacional e a avaliação teórico-prática de todos os discentes em uma carga horária total de 90 horas-aula, distribuídas entre quatro e cinco dias de formação.
O Programa Supervisão Militar Educacional da PMPA está lotado no Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC), sendo gerenciado pela Coordenação Estadual do SUME e operacionalizado pelas coordenações locais nos municípios e escolas onde o programa está ativo. Tem em sua rede de atuação mais de 10 mil alunos e, com mais de 800 policiais militares formados na capital e interior para sua atuação, considerada atividade fim da Corporação, os agentes atuam diretamente na prevenção da violência e da criminalidade com ênfase junto à comunidade escolar e comunidades de entorno.