Na manhã desta quarta-feira (8), a Polícia Militar do Pará realizou uma parada militar em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A cerimônia ocorreu simultaneamente em todos os quartéis da corporação e teve como objetivo reconhecer e valorizar o papel da mulher na instituição de segurança pública e em toda a sociedade.
Na sede do Quartel do Comando-Geral (QCG), em Belém, as homenagens se dividiram em vários momentos. No primeiro deles, a Tenente Coronel Lindiany, realizou a apresentação da tropa para o comandante-geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior.
Após a apresentação, houve um momento de reflexão espiritual, realizado pelo Pastor Adailson da Igreja Universal do Reino de Deus, representando o segmento evangélico, pelo Cabo PM C. Borges, do 29º BPM, representando o segmento espírita e pelo 1º Sargento Moisés, da Capelania da PM, representando o segmento católico.
Outro momento importante foi a entrega de rosas, realizada pelo comandante-geral e demais oficiais superiores a todas as policiais militares, voluntárias civis e autoridades femininas presentes.
A Major Sauma, foi uma das policiais femininas agraciadas com uma rosa do comandante-geral: "Fiquei bastante emocionada com essa homenagem, ter o nosso trabalho reconhecido é muito importante para todas nós mulheres”.
Em seu discurso, o comandante-geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior, destacou a importância da mulher na corporação: "O papel da mulher é fundamental na nossa política de segurança pública, exercendo um papel de referência e preponderância em nossa corporação. Cada vez mais a mulher se faz necessária em nossa atividade operacional, hoje temos várias mulheres exercendo a função de comando de unidades operacionais, demonstrando que a realidade de hoje é totalmente diferente daquela vivenciada em 1982, ano de ingresso da mulher nas fileiras da corporação".
Após o paradão, o comandante-geral convidou todas as mulheres presentes no evento para participarem de um coffee break e sorteios de brindes no auditório do QCG.