Cerca de 700 tartarugas-da amazônia, aperemas e tracajás foram soltos no habitat natural nesta quinta-feira (9), em Oriximiná, região do Baixo Amazonas. A ação foi realizada pela 1ª Companhia Independente de Polícia Ambiental (1ª CIPAmb), em parceria com o 41º Batalhão (41º BPM), Instituto Igarapé-Nhamundá e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
Os quelônios foram doados pelo Museu Paraense Emílio Goeldi. Os animais foram trazidos da capital no último sábado (4) e ficaram acondicionados em um tanque de preservação de um zoológico de Santarém até a madrugada do dia 9, quando foram conduzidos em uma lancha até a comunidade Boca dos Currais, onde foram soltos na natureza.
O objetivo da doação é repovoar a população local de quelônios. A ação é necessária devido à ameaça que a espécie sofre, causada pela caça de subsistência e pelo consumo da carne desses espécimes, apreciada em certos locais da Amazônia. Para isso, foram trazidos filhotes e jovens, que logo poderão se reproduzir e garantir a sobrevivência das espécies.