Foi realizada na tarde desta sexta-feira (31) uma coletiva de imprensa entre a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para apresentar as novas estratégias que serão adotadas pelo governo frente ao cenário de violência nas escolas públicas e privadas do Estado.
Estiveram à frente da coletiva, o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado e o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, onde esclareceram vários pontos importantes sobre o ocorrido na Escola Estadual Palmira Gabriel, localizada na Avenida Augusto Montenegro, no bairro do Tenoné, em Belém.
Após comentarem o ocorrido, os secretários detalharam as novas medidas de enfrentamento propostas pelo Governo do Estado para prevenir e combater novos casos, dentre elas estão: a contratação de 42 psicólogos e 42 assistentes sociais para atuarem nas unidades regionais de ensino, sistemas de videomonitoramento, dentro e fora das escolas, criação do “Botão Alerta Pará”, o qual fará o acionamento imediato de órgãos de segurança pública em episódios de violência.
Por parte da Polícia Militar, a estratégia elaborada será a convocação de mil policiais militares da reserva remunerada, para realizarem a segurança interna nos ambientes escolares. A mudança de Companhia Independente de Polícia Escolar, para Batalhão de Polícia Escolar, mudança esta que trará um aumento significativo no efetivo policial escolar.
Segundo o Major Vaz, comandante da Companhia Independente de Polícia Escolar (Cipoe), “As novas estratégias adotadas pelo governo, trarão ainda mais qualidade no atendimento as ocorrências escolares em todo o Estado”.