A Polícia Militar do Pará concluiu a 19ª edição do curso do Programa Supervisão Militar Educacional (SUME) na última sexta-feira (14), em Altamira, região Sudoeste do estado. Ao todo, foram formados 24 novos supervisores que atuarão na Escola Municipal Ensino Fundamental (EMEF) Raimunda Rodrigues Mota, localizada no bairro Bonanza.
O treinamento contou com disciplinas como apresentação geral do programa, prevenção e mediação de conflitos, manual do aluno, legislação aplicada, oficinas de planejamento, valores e cidadania, clubes de atividades, entre outros. Com isso, o curso concluiu sua formatação teórico-reflexiva e segue para o estágio supervisionado, que será realizado entre os dias 17 a 28 de abril, totalizando as 90 horas/aula previstas no projeto pedagógico.
Com o quantitativo desta edição, Altamira conta com mais de 100 policiais militares com formação do curso SUME, programa que está ativo desde 2022 no município e vem apresentando resultados expressivos no cotidiano escolar, prevenindo conflitos, violência e ações delituosas no espaço de ensino, trabalhando a educação de valores e fazendo da escola um espaço seguro.
Sob a coordenação da 1º Tenente Elizabeth, o SUME é uma referência positiva na cidade e integra as demais unidades de ensino que participam do programa desenvolvido no Estado. A 19ª edição do curso esteve sob a realização da coordenação estadual do SUME, chefiada pelo tenente coronel Carmo, auxiliado pelo 3º sargento Amaral e o soldado Benjamin, todos da Seção de Colégios Militares e Supervisão Militar do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC).