Com objetivo de reforçar as ações do Programa “Escola Segura”, a Polícia Militar realizou nesta quinta-feira (20), a operação “Esvazia Quartel", operação que utiliza policiais militares que atuam no setor administrativo das unidades da PM são deslocados para reforçar as nas ações de policiamento ostensivo e repressivo. Nesta ação, o efetivo foi utilizado para garantir a segurança nas unidades escolares do estado.
A ação foi organizada em virtude das diversas ameaças, identificadas nas redes sociais pelo setor de inteligência do programa "Escola Segura”, contra unidades escolares do estado. as equipes reforçaram tanto o policiamento dentro das escolas quanto às ações preventivas e repressivas de combate a violência e a criminalidade no meio escolar e nas vias próximas ao perímetro escolar.
Gestores de escolas públicas estaduais, municipais e unidades particulares de ensino receberam as equipes que repassaram as orientações sobre as medidas de segurança adotadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e realizaram vistorias técnicas nas dependências escolares, além de rondas nas áreas próximas.
A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Policiamento Escolar (BPOE), continuará realizando ações preventivas nas escolas do estado por tempo indeterminado seguindo as orientações do “Programa Escola Segura”, coordenado pela Segup.