Para padronizar os métodos de ensino, elevar o nível de desempenho dos instrutores militares e garantir um ensino ainda mais eficiente durante a docência na formação inicial ou continuada da Polícia Militar, o Departamento Geral de Cultura e Educação (DGec) realizou na tarde desta quinta-feira (16) a formatura do primeiro Curso de Preparação de Instrutores Militares. Na ocasião, 31 policiais se formaram.
A cerimônia de formatura do curso foi realizada no auditório do Quartel do Comando-Geral da PM, no bairro Parque Guajará, em Belém, e contou com a presença do comandante-geral da PMPA, coronel Dilson Júnior, o chefe do Estado-Maior Geral, coronel Ronald Botelho, o diretor do DGec, coronel Dumont Leal, entre outros oficiais e praças da Corporação.
Durante a solenidade do curso, que respeitou as medidas de distanciamento social devido a pandemia do novo coronavírus, houve a entrega dos brevês e a certificação dos militares aprovados no curso.
Curso
Com carga horária de 180 horas, o curso teve em sua grade curricular disciplinas que abordaram os temas de didática aplicada, estudos profissiográficos, comunicação e linguagem educacional, planejamento formativo, estrutura e funcionamento da formação na PMPA, entre outras disciplinas. Parte do curso foi ministrado na modalidade de ensino a distância. Ao término de cada uma das disciplinas foram realizadas avaliações.
Houve também a semana de apresentações presenciais, onde os alunos ministraram uma aula e foram avaliados por uma banca de especialistas pelos critérios de postura, linguagem, apresentação, formatação da aula e posicionamento na plataforma.
O curso foi realizado com o objetivo de construir conhecimento acerca das normas de ensino em vigor na PM, capacitar os docentes ativos com conhecimentos, habilidades e competências para o exercício do ensino-aprendizagem, conforme as diretrizes, níveis e modalidades de ensino e oportunizar aos instrutores a participação nos processo e no domínio de instrumentos educacionais.
‘’A nossa intenção é que a qualidade do ensino e a padronização, independente de onde o aluno estiver, seja a mesma em todos os cantos do Estado, pois se alcançarmos esse nível de excelência na formação nós teremos uma polícia muito melhor da que temos hoje’’, finalizou o comandante-geral da PM, coronel Dilson Junior.