Com objetivo de diminuir os índices de criminalidade e evitar a ocorrências de ações delituosas como roubos, furtos, homicídios e tráfico de drogas na região do Marajó oriental, o Comando de Policiamento Regional XI (CPR XI), responsável pelo policiamento na região determinou que todas as unidades da sua circunscrição reforcem as ações de policiamento nas zonas rurais e urbanas para garantir a segurança da população.
Seguindo as diretrizes do CPR XI, a 20ª Companhia Independente da Polícia Militar (20ª CIPM), reforçou o policiamento no município de Muaná. nesta segunda-feira (15), durante as abordagens, os agentes foram informados que uma carga de entorpecentes estaria chegando em uma embarcação que iria aportar no município, uma ação foi organizada e conseguiu interceptar o catamarã, durante a abordagem foram encontradas dez pedras de oxi. Os responsáveis pelo entorpecente não foram identificados.
No momento em que os agentes realizavam a apresentação da droga na delegacia, os funcionários da empresa de navegação informaram que um homem estaria perguntando sobre o pacote, ele foi detido e apresentado para a autoridade policial de plantão.
Em outra abordagem realizada no município na tarde desta segunda-feira (15), três homens que transitavam em uma motocicleta foram abordados e com eles foi encontrado um simulacro de arma de fogo. Os nacionais foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Muaná para as providências cabíveis.