O Estado-Maior Geral (EMG) da Polícia Militar do Pará deflagrou, na segunda-feira (22), mais uma edição do Programa Itinerante de Atenção à Saúde do Policial Militar (PasPM). Desta vez, a equipe multidisciplinar realiza atendimento à saúde física, psicossocial e religiosa dos policiais militares que atuam no Comando de Policiamento Regional IX (CPR IX) e seus dependentes.
Somente no primeiro dia de ações do programa, cerca de 140 atendimentos foram realizados por oficiais e praças que atuam na Capelania da PM, Departamento Geral de Pessoal (DGP), Fundo de Saúde (Funsau), Centro de Veteranos e Pensionistas (CVP) e ainda uma equipe multidisciplinar com formação em Educação física, Enfermagem, Medicina, Odontologia, Oftalmologia e Psicologia.
Dinâmica de atendimentos
Antes de serem consultados nas especialidades de odontologia, oftalmologia e Psicologia, por exemplo, os militares beneficiados e seus dependentes passam pela fase de acolhimento e apresentação do PasPM, participam de um momento devocional e assistem uma apresentação realizada por representantes do Funsau, CVP e DGP.
O PasPM é coordenado pelo EMG, unidade responsável em pensar e planejar a promoção da saúde biopsicossocial dos colaboradores da PM, por meio de atenção especial aos aspectos físico, espiritual, psicológico, social e mental do ser humano.