A coordenação estadual do Programa Supervisão Militar Educacional (Sume) da Polícia Militar do Pará realizou, em atenção ao planejamento de acompanhamento nas escolas com supervisão militar, o “Itinerário de Conversa com Pais e Responsáveis”, ação estratégica do programa, que tem como objetivo fortalecer a integração com as famílias dos alunos que participam do SUME nas escolas.
O programa também visa oportunizar o diálogo com as famílias, reforçando a cultura de valores, o acompanhamento escolar dos jovens, com ênfase na formação e desenvolvimento deles nos espaços escolares e assim também, proporcionando maior segurança para a comunidade escolar, prevenindo conflitos e violência.
O tenente-coronel Leno Carmo, coordenador estadual do SUME, esteve à frente das conversas com os pais, juntamente com os demais membros da coordenação do programa nas escolas atendidas pela supervisão militar. Para o oficial superior, a recepção dos pais na escola foi muito positiva, com mais de 500 pessoas participando dos eventos, permitindo um diálogo franco e agregador.
Para a diretora Ocirema, da escola Padre Pietro (Ananindeua), o encontro entre a PM e os pais fortalece os laços de afinidade e afeto com a escola e dá maior motivação à responsabilidade das famílias no acompanhamento de seus filhos. Para a gestora, os pais do 7º, 8º e 9º ano também serão contemplados com o itinerário conforme a programação já feita neste sentido, unindo toda a escola nesta integração, vista como oportuna e necessária.
A diretora da escola “Laércio Barbalho”, professora Fernanda, disse ter sido surpreendida pelo grande número de pais presentes na escola. "Prova da aprovação do programa na referida unidade de ensino e do compromisso das famílias da escola no acompanhamento dos estudos dos jovens estudantes, bem como no apoio à cultura de valores e de desenvolvimento comportamental do SUME na rede estadual do município", avaliou a educadora.