Em pouco mais de 48 horas, duas crianças foram salvas graças a atuação rápida de policiais militares, que estavam na hora certa, nos lugares certos e prontos para servirem e protegerem. As duas ocorrências incomuns foram atendidas nos bairros do Guamá, em Belém, e Novo Estrela, em Castanhal. Os dois casos foram registrados por câmeras de segurança.
Guamá
Na manhã da última quinta-feira (26), um menino de apenas um mês de vida foi salvo por uma equipe do 37° Batalhão, que passava pela passagem Modelo, quando foi acionada pela mãe do menino. Os soldados Acrizio e Pedro Dias realizaram manobra de desengasgo e a criança voltou a respirar normalmente. Com os ânimos dos familiares mais calmos, a equipe da PM conduziu mãe e filho até o Hospital Municipal do Guamá, onde ficaram aos cuidados médicos dos profissionais da saúde.
Castanhal
Na manhã deste domingo (28), 48 horas depois, uma nova ocorrência de engasgo de criança foi atendida pela PM, desta vez, no bairro Nova Estrela, em Castanhal. O cabo Reis e soldado Wesley, ambos do 5° Batalhão, foram interceptados por um cidadão que, aos prantos, solicitou apoio para salvar a vida do filho, que estava engasgado com um pedaço de maçã. Após manobra de Heimlich, para desobstruir as vias áreas superiores, realizada pelos agentes, a criança retomou os sentidos e foi devolvida, em segurança, aos pais.
"A guarnição se sente feliz por ter salvo a vida de um bebê, pois em um momento de angústia e desespero, os pais viram a Policia militar como forma de socorro para salvar seu filho", relatou o cabo Reis.