Com a propagação da pandemia do novo coronavírus por regiões do interior do Estado, alguns municípios paraenses decidiram pelo fechamento das praias e balneários durante o mês de julho. Entre eles, está o município de Abaetetuba, no nordeste paraense, onde o 31º Batalhão da Polícia Militar atua em parceria com instituições municipais que dão cumprimento às medidas de combate à Covid-19 estabelecidas por decretos municipais.
Durante o veraneio em Abaetetuba e distritos, a PM conta com um efetivo diário de cinquenta policiais militares, entre agentes que atuam no município, militares que atuam em unidades da capital, além Grupamento Tático Operacional (GTO) do Comando de Policiamento Regional IX (CPR IX), e de unidades do Comando de Missões Especiais (CME).
Os policiais têm atuado, principalmente, em parceria com a Vigilância Sanitária e o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), realizando abordagens de veículos nas principais vias de acesso ao município, barreiras sanitárias nos acessos às praias e fiscalizações para evitar o funcionamento de bares e similares.
"Com o fechamento das praias e balneários da região, pelo decreto municipal, o reforço está sendo utilizado, principalmente, em barreiras sanitárias e fiscalizações, como por exemplo na praia da vila de Beja e nos balneários da região. Com isso, nossas equipes do policiamento ordinário podem reforçar as ações preventivas de combate à criminalidade na área urbana do município", explica o major Gleidson da Silveira, subcomandante do 31° BPM.