Com objetivo de promover a segurança pública em todo o Estado do Pará, através do Policiamento Ostensivo Geral, prevenir e reprimir práticas criminosas, atuando em conjunto com outros órgãos pertencentes ao Sistema de Segurança Pública, nas esferas federal, estadual e municipal, a Polícia Militar deu início nesta quarta-feira (07), a Operação “Corpus Christi 2023”.
A operação preventiva é desencadeada nos Distritos de Mosqueiro e Cotijuba, pertencentes à Região Metropolitana de Belém, nos municípios de Curuçá, Marapanim, Marudá, Maracanã (Algodoal), Colares, Salinópolis, Bragança (Ajuruteua), Barcarena, Abaetetuba, Mocajuba, Cametá, Salvaterra, Soure e Portel.
Cidades do interior do Estado irão receber o reforço de policiais militares que atuam nos batalhões da Região Metropolitana de Belém, Comando de Missões Especiais (CME), Comando de Policiamento Ambiental (CPA), Comando de Policiamento Especializado (CPE), entre outras Unidades. A PM visa intensificar as ações de policiamento ostensivo em todas as suas modalidades para garantir a segurança das pessoas, que em busca de opções de lazer, se deslocam para praias, igarapés, balneários, vilas e cidades do interior do Estado, em face ao período.
A PM realizará diversas ações como a Visibilidade que desenvolverá fiscalizações preventivas e repressivas nas principais vias de acesso às praias, igarapés e balneários e em áreas de grande fluxo de pessoas e veículos. Além disso, a "Operação Polícia Mais Forte”, será implementada nas cidades do interior que tem histórico de receber grandes públicos.
Por outro lado, a Corporação também atuará em conjunto com outras instituições como o Departamento de Trânsito do Pará (Detran), nas ações preventivas, educativas e de fiscalização de trânsito nos municípios do interior para evitar acidentes de trânsito causados por condutores alcoolizados ou por imprudência. Além disso, os militares também atuarão, em parceria com outros órgãos, nas fiscalizações da operação "Lei Seca", que fiscaliza o funcionamento de bares, casas de shows e similares.
A PM vai atuar em todas as regiões do Estado com um efetivo preparado para atuar de acordo com as especificidades de cada região. Para assegurar a tranquilidade durante o período do feriado no interior do Estado, a tropa está preparada para atuar de acordo com diversas modalidades de policiamento, a pé, motopatrulhamento, viaturas quatro rodas, conjuntos de cavalaria e com embarcações, que irão atuar nas fiscalizações, em ações de Incursão, Barreiras e abordagens. Além de equipes do Batalhão de Ações com Cães, nas cidades com grande incidência de tráfico de drogas.
Segurança na capital
Apesar do deslocamento de um grande número de policiais que atuam na região metropolitana para o interior do estado, as pessoas que decidirem aproveitar o feriado prolongado nos municípios da RMB, vão poder se divertir com tranquilidade, a PM realizou um grande planejamento para garantir a segurança em todos os municípios do estado.
O planejamento para a operação "Corpus Christi 2023", também contempla a parte da população que vai ficar na capital, tanto para se divertir quanto para descansar. Policiais de folga recebem a gratificação de jornada extraordinária, prevista em lei, para suprir a ausência dos agentes deslocados para o interior, com isso a PM garante a tranquilidade tanto no interior quanto na região metropolitana de Belém.