A Polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC) e do Centro de Formação de Praças (Cfap), realizou na manhã desta terça-feira (13) a solenidade de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Praças (CAS-2023). O evento, presidido pelo chefe do Estado-Maior Geral, coronel Marcelo Ronald, ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), no bairro Parque Verde, em Belém.
Além do chefe do Estado-Maior Geral, solenidade contou com a presença chefe do Degec, coronel Márcio Tabaranã, o comandante do Cfap, tenente-coronel Alan Rayol, o tenente-coronel Glauco de Medeiros, comandante da Academia de Polícia Militar “Coronel Fontoura” (APM), Além de outros oficiais e praças da PM e familiares dos formandos.
O objetivo principal do curso foi promover o aperfeiçoamento dos conhecimentos profissionais comuns e específicos inerentes à atuação policial militar, preparando o agente para desempenhar de forma técnica as suas atividades laborais. Além disso, a formação é requisito obrigatório para as futuras promoções durante a carreira militar.
28 alunos, oriundos de unidades da capital e do interior, concluíram o Curso de Aperfeiçoamento de Praças, que teve início no dia 21 de março e foi encerrado no dia 06 de junho. Dividido em 16 disciplinas, sendo dez na modalidade presencial, duas na modalidade de Ensino a Distância (EAD), além de dez palestras como atividade complementar, o curso totalizou uma carga horária de 436 horas/aula.
O tenente-coronel Rayol ressalta que cada formatura realizada pela corporação representa um marco importante para a instituição, para os formando e principalmente para a sociedade paraense. "Hoje finalizamos a etapa final de uma jornada de quase três meses do Curso de Adaptação de Sargentos 2023”, porém inicia-se outra fase na vida profissional de cada um de vocês, para muitos a reserva já está próxima, no entanto, eu acredito que todos os dias devem ser trabalhados como se fossem nosso primeiro dia, com dedicação, empenho, e total profissionalismo, pois somos servidores públicos e como tal temos o dever de servir e proteger nossa sociedade paraense”, explicou o comandante do Cfap.
“Ficamos satisfeitos em constatar que nossos colaboradores estão a cada dia buscando manter a saúde física, mental e espiritual, com isso verificamos que a cada capacitação, os nossos militares, mesmo os mais antigos, conseguem concluir a formação com bom aproveitamento. Neste momento de congratulações gostaria de agradecer em nome da Instituição, primeiramente a coordenação do CAS e, principalmente aos familiares, que como sempre ressaltamos, são os principais suportes do policial quando ele decide participar de uma formação oferecida pela PM”, concluiu o Coronel Marcelo Ronald, chefe do Estado-Maior Geral.