O governador Hélder Barbalho realizou nesta quarta-feira (14), o ato de entrega das novas instalações do Batalhão de Operações de Polícias Especiais (Bope), sediada no Complexo Operacional da PMPA, no bairro do Souza, em Belém. Ao todo, foram investidos mais de R$ 560 mil pelo Governo do Estado na revitalização completa do novo prédio e na aquisição de mobílias e equipamentos novos. Na ocasião, também foram entregues motocicletas para guardas municipais de 15 cidades paraenses.
Criado em outubro de 1993, como Companhia de Operações Especiais (COE), a unidade se destina desde o princípio, ao policiamento de terceiro esforço, atendendo ocorrências de grande complexidade como assaltos a bancos, sequestros e ocorrências envolvendo explosivos, por exemplo.
Atualmente, a unidade também atende ocorrências anti e contra-bombas, ante e contraterrorismo, restabelecimento da ordem pública, alternativas táticas no gerenciamento de crise, combate ao crime organizado, ocorrências em ambientes rurais, dentre outros.
"A gente fica muito feliz de poder estar entregando essa obra que, além de abrigar salas novas, academia para musculação e alojamentos masculino e feminino, dispõe de uma área denominada 'Casa de Preservação da Vida', onde o policial pode treinar uma entrada tática dentro de ambiente confinado. Enfim, toda infraestrutura necessária para que a gente tenha os melhores policiais muito bem preparados pra atender as mais complexas ocorrências", destacou o Comandante-geral da PM, Coronel Dilson Júnior.
Investimentos
A reforma do Bope significa a realização de um compromisso assumido pelo Governo do Estado, que entrega instalações novas e modernas, dotadas de mobília completa, salas para todas as seções administrativas da unidade, auditório, reserva de armamento, alojamentos masculino e feminino, além das salas de comando e subcomando, totalizando um investimento de R$ 563 mil.
"Com melhor infraestrutura, o nosso grupo de elite fica mais fortalecido, assim como nossas ações especializadas, para que cada vez mais a Polícia Militar esteja apta a proteger a sociedade paraense", analisou o governador Hélder Barbalho.